terça-feira, 27 de março de 2012

A escola como origem do preconceito

Em minhas leituras nesta semana me deparei com dois textos que apontam a escola como não apenas mantenedora de preconceitos, mas como fomentadora, como criadora.

 Educação nos terreiros: e como a escola se relaciona com crianças de candomblé, de Stela Guedes Caputo.

Este livro acabou de ser lançado e me parece leitura essencial. Stela Guedes Caputo pesquisou por quase 20 anos e acompanhou a vida e formação de crianças que precisavam esconder sua identidade religiosa para não sofrerem preconceito na escola. Preconceito este intimamente ligado à questão racial. E mantido pelas aulas de "religião".

Primeira travesti a fazer doutorado no Brasil defende tese sobre discriminação

Luma Andrade, funcionária da educação no Ceará, vai defender tese de doutorado sobre discrimição a travestis nas escolas públicas. Ela trata de como alunos devem reagir e que os professores precisam de melhor formação para que na escola não haja nenhum preconceito. Na entrevista ela relata o que vivenciou como aluna e funcionária e como a escola gera até mesmo violência contra os homosexuais.

Esses são assuntos importantes e não podem ser ignorados. A escola tem função social e precisa refletir sobre como tem desempenhado tal papel.

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