quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SAERJ

Mantendo o tema educação, estava olhando o site da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), minha patroa, para lançar as notas no Conexão Educação - assunto que merece um post a parte.

Bem, fui olhar o fórum do Saerj para tirar minhas dúvidas, já que mês que vem meus alunos realizarão esta avaliação e a única pessoa que me forneceu informações concisas foi Sônia Jobim, uma sociologa e colega de trabalho. O que pude observar no fórum é: assim como eu, ninguém sabe nada além de que a prova será aplicada e ponto. Continuarei pesquisando, tentando entender.

Todos podem pensar que o site fornece todas as informações, etc, é bem simples... Não, não é bem assim. O modo como as coisas acontecem nas escolas estaduais e como o trabalho da SEEDUC é realizado é bem confuso. É preciso correr atrás para saber das coisas, entender as coisas, compreender como devem ser realizadas e como funcionam. E como eu quero saber, eu corro...

Eu iniciei minha carreira no Estado como professora de Português este ano, em Março, após o início das aulas, pega de surpresa, pois a maioria das convocações de concurso para magistério é feita ao longo do ano, mesmo que a Secretaria Estadual tenha conhecimento da falta de professores. Comecei a lecionar Inglês em outubro do ano passado. Os alunos estavam há 2 anos sem professor desta disciplina e eu aguardando 2 anos a convocação após ter sido aprovada em concurso público.

A avaliação diagnóstica ocorreu pouco tempo depois de minha entrada na escola. Fui avisada, mas não recebi informações, todos estavam confusos e eu não sabia da existência deste site. Se eu quiser saber das coisas é necessário consultar o site, consultar a escola, estudar. É preciso muito empenho, um empenho que acho desnecessário, diga-se de passagem. Apenas porque a simplicidade do sistema poderia ser real. O que falta para funcionar?

Mais uma questão para refletir...

Fórum do SAERJ:
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/cafezinho-forum.asp

Comentário de Sônia:

http://soniajobim.blogspot.com/2010/06/prova-saerj-de-portugues-3b-e-patativa.html

Site do SAERJ:
http://www.saerj.caedufjf.net/saerj/


Um comentário:

Anônimo disse...

Eu também tive uma dificuldade enorme pra achar informações sobre a saerj , o pouco que eu consegui foi em fontes desvinculadas da saerj .
vc sabe qd vai sair o resultado dos alunos contemplados com o notbook ?