Estou participando e achando incrível. É o tipo de ação em que existe a real possibilidade de mudar a educação brasileira. É como um concurso de redação, só que não pode ser chamado assim pois seria subestimar o poder dessa Olimpíada. Realizamos oficinas com os alunos para que estes possam aperfeiçoar (ou mesmo aprender) sua escrita e leitura. Essa é a maior meta, está lá no Caderno do Professor: que os alunos leiam e escrevam melhor. Os Cadernos do Professor possuem todas as diretrizes e atividades e veem acompanhados de um rico material de apoio. Pena serem tão poucos os exemplares para os alunos, apenas 10.
No final e aluno aprende e o professor também, pois apesar de tudo ser bem explicadinho é necessária uma boa preparação e alguma pesquisa. Existem ainda cursos presenciais e online e uma comunidade para troca de informações entre os participantes. Passarei a receber em casa material para me preparar mais ainda para a próxima. Ano que vem não haverá Olimpíada, então será o tempo de me preparar.
Seguem as informações oficiais.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pelo
Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do
Cenpec – Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária,
desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das
estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia
poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos
de escolas públicas de todo o país.
Em 2010, poderão participar do concurso professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Participe e ajude seus alunos a descobrir a força que a escrita tem.
Saiba mais!
Visitem também a Comunidade, há muito material interessante nela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário