sábado, 30 de outubro de 2010

Que livro eu sou?

Eu não gosto da Editora Abril e de sua postura tão cara de São Paulo, mas fui em um de seus sites em busca de alguns materiais educativos e encontrei um teste, que fiz de bricadeira. As respostas não serviam para mim em sua maioria absoluta. Não partilho da visão de mundo metropolitana e capitalista que focam, mas o resultado recomendou bons livros. Não considerem que a resposta deste teste possa representar qualquer verdade sobre mim. Porém, como senpre é bom recomendar leitura, deixo aqui o resultado.

Além do mais, para realizar o teste temos que ler as perguntas e as opções de resposta. ;-)
Clique aqui para fazer você também.



Resultado




Ruy Castro
Foto: Rodrigo Braga

Você é... "Carmen – Uma biografia", de Ruy Castro
Boa história é com você mesmo. Adora ouvir, contar, recontar. As de pessoas interessantes e revolucionárias são as suas preferidas. Tem gente que liga para você só para saber das últimas fofocas. E confesse: com seu jeitinho manso e detalhista, você dá aos fatos um sabor todo especial. Além disso, não se contenta em reproduzir o que já foi dito. Por isso, se fosse um livro, você só poderia ser uma boa biografia, daquelas que faz os leitores deitarem na rede do fim de semana e se entregarem às peripécias de uma grande personagem. Aliás, você já pensou na profissão de repórter? Ou de escritor?
"Carmen – Uma Biografia" (2005), sobre Carmen Miranda, é uma das aclamadas biografias publicadas por Ruy Castro, também jornalista e tradutor, considerado um dos maiores biógrafos brasileiros.
Machado de Assis
Foto: Divulgação

"Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis
Ok, você não é exatamente uma pessoa fácil e otimista, mas muita gente te adora. É possível, aliás, que você marque a história de sua família, de seu bairro... Quem sabe até de sua cidade? Afinal, você consegue ser inteligente e perspicaz, mas nem por isso virar as costas para a popularidade - um talento raro. Claro que esse cinismo ácido que você teima em destilar afasta alguns, e os mais jovens nem sempre conseguem entendê-lo. Mas nada que seu carisma natural e dinamismo não compensem.
"Memórias póstumas de Brás Cubas" (1881) é considerado o divisor de águas entre os movimentos Romântico e Realista. Uma das expressões da genialidade de Machado de Assis (e de sua refinada ironia), há décadas tem sido leitura obrigatória na maior parte das escolas e costuma agradar aos alunos adolescentes. Já inspirou filme e peças de teatro. É, portanto, um caso de clássico capaz de conquistar leitores variados. Proezas de Machado.
Clarice Lispector
Foto: Divulgação

"A paixão segundo GH", de Clarice Lispector
Você é daqueles sujeitos profundos. Não que se acham profundos – profundos mesmo. Devido às maquinações constantes da sua cabecinha, ao longo do tempo você acumulou milhões de questionamentos. Hoje, em segundos, você é capaz de reconsiderar toda a sua existência. A visão de um objeto ou uma fala inocente de alguém às vezes desencadeiam viagens dilacerantes aos cantos mais obscuros de sua alma. Em geral, essa tendência introspectiva não faz de você uma pessoa fácil de se conviver. Aliás, você desperta até medo em algumas pessoas. Outras simplesmente não o conseguem entender.
Assim é também "A paixão segundo GH", obra-prima de Clarice Lispector amada-idolatrada por leitores intelectuais e existencialistas, mas, sejamos sinceros, que assusta a maioria. Essa possível repulsa, porém, nunca anulará um milésimo de sua força literária. O mesmo vale para você: agrada a poucos, mas tem uma força única.

Carlos Drummond de Andrade
Foto: Divulgação

"Antologia poética", de Carlos Drummond de Andrade
"O primeiro amor passou / O segundo amor passou / O terceiro amor passou / Mas o coração continua". Estes versos tocam você, pois você também observa a vida poeticamente. E não são só os sentimentos que te inspiram. Pequenas experiências do cotidiano – aquela moça que passa correndo com o buquê de flores, o vizinho que cantarola ao buscar o jornal na porta – emocionam você. Seu olhar é doce, mas também perspicaz.
"Antologia poética" (1962), de Drummond, um dos nossos grandes poetas, também reúne essas qualidades. Seus poemas são singelos e sagazes ao mesmo tempo, provando que não é preciso ser duro para entender as sutilezas do cotidiano.

João Cabral de Melo Neto
Foto: Divulgação

"Morte e vida severina", de João Cabral de Melo Neto
Às vezes você tem uma séria vontade de estapear as pessoas, só para fazê-las acordarem e perceberem as injustiças deste mundo. Como podem viver em seus mundinhos banais, quando há quem passe fome e totalmente à margem de qualquer conforto ou assistência? Esta talvez seja a sua maior revolta. Por isso, você tenta fazer a sua parte. Talvez por meio de um trabalho voluntário, participando de movimentos populares ou somente se exaltando em rodas de amigos menos engajados. De qualquer maneira, você consegue de fato comover pessoas com seu discurso apaixonado e, ao mesmo tempo, baseado numa lógica de compaixão e igualdade que ninguém pode negar. Essa missão é mais do que cumprida pelo belo "Morte e vida severina" (1966), poema dramático escrito pelo pernambucano Melo Neto que se tornou símbolo para uma geração em conflito com as consequências sociais geradas pelo capitalismo selvagem.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Na capa da Nova Escola

É uma brincadeira legal. Tente!


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

SAERJ

Mantendo o tema educação, estava olhando o site da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), minha patroa, para lançar as notas no Conexão Educação - assunto que merece um post a parte.

Bem, fui olhar o fórum do Saerj para tirar minhas dúvidas, já que mês que vem meus alunos realizarão esta avaliação e a única pessoa que me forneceu informações concisas foi Sônia Jobim, uma sociologa e colega de trabalho. O que pude observar no fórum é: assim como eu, ninguém sabe nada além de que a prova será aplicada e ponto. Continuarei pesquisando, tentando entender.

Todos podem pensar que o site fornece todas as informações, etc, é bem simples... Não, não é bem assim. O modo como as coisas acontecem nas escolas estaduais e como o trabalho da SEEDUC é realizado é bem confuso. É preciso correr atrás para saber das coisas, entender as coisas, compreender como devem ser realizadas e como funcionam. E como eu quero saber, eu corro...

Eu iniciei minha carreira no Estado como professora de Português este ano, em Março, após o início das aulas, pega de surpresa, pois a maioria das convocações de concurso para magistério é feita ao longo do ano, mesmo que a Secretaria Estadual tenha conhecimento da falta de professores. Comecei a lecionar Inglês em outubro do ano passado. Os alunos estavam há 2 anos sem professor desta disciplina e eu aguardando 2 anos a convocação após ter sido aprovada em concurso público.

A avaliação diagnóstica ocorreu pouco tempo depois de minha entrada na escola. Fui avisada, mas não recebi informações, todos estavam confusos e eu não sabia da existência deste site. Se eu quiser saber das coisas é necessário consultar o site, consultar a escola, estudar. É preciso muito empenho, um empenho que acho desnecessário, diga-se de passagem. Apenas porque a simplicidade do sistema poderia ser real. O que falta para funcionar?

Mais uma questão para refletir...

Fórum do SAERJ:
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/cafezinho-forum.asp

Comentário de Sônia:

http://soniajobim.blogspot.com/2010/06/prova-saerj-de-portugues-3b-e-patativa.html

Site do SAERJ:
http://www.saerj.caedufjf.net/saerj/


Feira do Conhecimento - E. E. Aspino Rocha


Sou professora de Português na Escola Aspino Rocha no período noturno e esta semana realizou-se a Feira do Conhecimento, evento anual e pelo que ouvi bastante conhecido.

Apresentei alguns trabalhos de meus alunos, que podem ser conferidos clicando na foto abaixo. O blog da escola está ali do lado. Visite!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Medicamentos que Não Devem Ser Dados aos Gatos

Pesquisando sobre pulgas e suas formas de tratamento encontramos este link interessante com uma lista de medicamentos que não podem ser administrados a gatos. Eles são bichinhos muito sensíveis e muitos dos medicamentos que tomamos não são adequados a eles. Só me assustou o fato de na lista constarem medicamentos de uso veterinário e que são acessíveis a nós facilmente, como xampus e talcos anti-pulgas. Estes porém, só podem ser usados por cães. Então, atenção! Guardem este link para sempre!




Alguns de nossos gatinhos. Dois desses já se foram.

Adeus, Osíris

Numa manhã de terça enquanto calço meus sapatos para ir trabalhar uma vizinha bate à porta:

- Seu gato está internado, vamos vê-lo.

E eu fui. E era ele. E ele estava péssimo, mas me reconheu e eu fico feliz de termos nos visto este último momento.

Agradeço muito à vizinha. Se não fosse por ela ele teria morrido na rua sem cuidado e sem carinho. Morreu horas depois de eu vê-lo, no consultório do veterinário, lugar que ele adorava e visitávamos bastante, já que ele tinha rinotraqueite e giardise. Ele tinha acabado de receber alta desta última, já que levou quase um ano para eu poder levá-lo ao veterinário para tratá-lo da diarréia constante do qual ele sofria. Só depois disto ele passou a manter o peso.

Quando eu encontrei naquele estado deplorável, um filhote cabeçudo e absudamente desnutrido, coberto de fezes, a quem eu dava leite especial todos os dias até ele ficar forte, eu chorei. Agora eu choro pela humanidade, por causa de uma criatura desumana e desalmada que roubou meu filho-gato de mim, que o envenenou e o largou na rua humilhado.

Mas o que eu me lembro é que ele era muito mimado, muito amado por todos, um grande brincalhão e sedutor de gatinhas inocentes.

Osíris, até breve!




Este é um video dele, da época em que ainda tinha giardise. Mas ele era fofo.

Ísis e Osíris

Linda imagem encontrada por meu noivo, por isso, sem créditos.

Não abandone animais

Tenho percebido uma grande insensibilidade entre os seres humanos. O que importa é o "eu". Este comportamento individualista ignora e desconsidera os sentimentos do outro.

Se entre os humanos é assim, imagine a consideração humana com os animais!

Retirei este texto de um site que oferece gatinhos para adoção. Queria todos! Os gatos são alegria, por que não querer muita?

Gostaria de argumentar que se você tem um animal você é responsável por ele, mas quando vejo tantas criançinhas largadas por aí, trancadas do lado de fora da casa porque a mãe não quer se levantar da cama para abrir a porta...


Muitas pessoas abandonam os seus animais na rua na “esperança” de que eles vão conseguir alguém muito bom ou, “se Deus quiser”, algo melhor. É a chamada crença popular de que “Deus vai ajudar.” É claro que Deus ajuda, e muito! Mas, ele não faz a nossa parte. Nós somos responsáveis pelos nossos atos e pela dor que causamos a cada ser deste planeta, seja ele quem for!
É preciso ter consciência de que o abandono, na certa, vai colocar o seu animal de estimação vulnerável a uma série de coisas, inclusive doenças fatais.

Com o abandono, o animal fica sujeito, devido às brigas, contato com meios infectados e acasalamentos indiscriminados, a uma série de doenças. As doenças mais comuns a que ficam sujeitos os gatos abandonados são as seguintes:
  • DESIDRATAÇÃO

  • DESNUTRIÇÃO ( QUE LEVA À UMA BAIXA IMUNOLÓGICA ABRINDO PORTAS PARA DOENÇAS OPORTUNISTAS COMO OS FUNGOS )

  • FERIDAS E ABSCESSOS (POR BRIGAS EM DISPUTA DE TERRITÓRIOS )

  • MIÍASE ( BICHEIRA )

  • ESPOROTRICOSE ( FUNGO SISTÊMICO )

  • FELV ( LEUCEMIA FELINA )

  • FIV ( AIDS FELINA )

  • PANLEUCOPENIA

  • PIF ( PERITONITE INFECCIOSA FELINA )


  • Com o abandono, o animal fica vulnerável a tudo que há de bom e ruim proveniente não só do meio ambiente, mas, também, do ser humano. Assim é que alguns são capturados para servir a todo tipo de maldade humana, desde às experiências por adolescentes, a atos indignos perpertuados por adultos desiquilibrados, criminosos e seguidores de credos insensíveis. Veja abaixo exemplos desses maus-tratos.
    Algumas imagens abaixo podem ser de conteúdo forte para pessoas sensíveis. Se tem certeza que quer continuar a navegar, clique aqui.

    domingo, 17 de outubro de 2010

    Exposição Islã no Centro Cultural Banco do Brasil

     Marido, eu, enfeite de cabeça de moedas e um tamanco.

    Visitei 2 vezes esta exposição esta semana, enquanto estive no Rio e tive a sorte de em ambas as vezes ela ter sido mediada. No caso, uma visita mediada é diferente da visita guiada, pois ao invés de o guia apenas nos contar fatos eles conversam com a gente e nos propõe reflexões. Foi magnífico essa nova forma de interagir com a exposição. Os mediadores eram pessoas bem bacanas e inteligentes.

    Fui logo no dia seguinte à estréia por coincidência, deu para ver a diferença na segunda vez, pois as coisas estavam arrumadas de forma diferente. Eram aproximadamente 350 peças de valor histórico que tentavam nos mostrar um pouco da realidade Islamica ao longo do tempo. O que significa que havia coisas de nosso século. Tudo era muito lindo e as informações históricas complementares bastante relevantes. Anotei muito e copiei alguns desenhos. Mal posso esperar para retornar, principalmente porque na semana que vem chegam novas peças, de arte comtemporênea, para elaborarmos um comparativo com as históricas, que já vi.



    Tudo está muito bem montado, o clima é incrível! Se puder visitar vá, e mais de uma vez, pois é muita coisa para ver.

    Agora vou ali fazer umas pesquisas pois essa exposição atiçou meu espírito!

    A exposição Islã dura até 26 de dezembro.


    Amostra de itens expostos. Retirado do blog da Sônia Jobim.


    Informações: Portal CCBB