quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Nossa língua não é aleatória

Ao contrário do que parece.

Essa matéria da revista Nova Escola traz uma explicação simples para algumas palavras serem escritas de um jeito e não de outro.

Como se explica a palavra obcecado ser grafada com c após o b, enquanto obsessão grafa-se com s após o b?


Tatiana Pinheiro (novaescola@atleitor.com.br). Com reportagem de Rita Trevisan

O sistema ortográfico em português é misto, ou seja, algumas palavras são grafadas de acordo com o critério fonético - a pronúncia -, enquanto outras são escritas com base na etimologia. Obsessão, obcecar e obcecado são exemplos de palavras que seguem o critério etimológico, pois obedecem à grafia latina, de onde provieram. Ocorre que obcecado e obsessão não têm a mesma origem, ou seja, não provêm da mesma raiz latina, diferentemente de obcecar e obcecado. Esse último termo provém do latim obcaecatus, particípio de obcaecare, que significa "cegar, tornar cego". Já a palavra obsessão também vem do latim, mas de obsessione, cujo sentido original é "assédio, cerco, bloqueio". Em síntese, obcecado e obsessão têm origens diversas, daí as grafias diferentes. Outras palavras da língua portuguesa costumam despertar esse mesmo tipo de dúvida, como acender (atear fogo) e ascender (subir). A primeira provém do latim accendere, e a segunda, do latim ascendere. As duas têm exatamente a mesma pronúncia, mas são escritas de modo diferente porque a raiz delas não é a mesma. A melhor maneira de ter certeza sobre a grafia correta de uma palavra, então, é a consulta a um bom dicionário, em que se encontra também a origem dela.

Consultoria Ernani Terra, professor de Língua Portuguesa e autor de livros didáticos e paradidáticos.

Pergunta enviada por Marcos Leonel de Souza, Petrolina, PE

Documentários!

Eu adoro documentários, é o que mais assisto na TV. Procurando um novo torrent para o Super Size Me acabei encontrando este blog que reune links para download e até alguns vídeos para assistir direto.

DOC VERDADE

Agora haja tempo para assistir tudo!

OLP - um concurso de redação ajuda a escrever melhor?

O período de produção de textos para as Olimpíadas de Língua Portuguesa já se encerrou há um bom tempo, mas os estudos sobre o assunto não. Na Comunidade Virtual da OLP foi publicado um texto com as conclusões sobre as questões do título. Confiram, é surpreendente!


Os dois pesquisadores afirmaram que nem todos os concursos são capazes de auxiliar na formação do aluno. Para o professor Ataliba, “um concurso seria uma ação muito pontual para o ensino da redação”. Ele acredita em uma “ação contínua, em que o aluno é levado a escrever - e, sobretudo - a reescrever seu texto, até que se atinja um nível satisfatório de clareza”. É nesse sentido que a professora América faz considerações sobre a Olimpíada: “Acho que depende do concurso, mas a OLPEF não é simplesmente um concurso, ela é um projeto que visa a formação do professor num sentido mais amplo”.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Para aprender e se aperfeiçoar

Listening: A good way to learn English

Weena Kanadpon
Everyone knows that there are four skills in learning a language, namely listening, speaking, reading and writing. They are always related in terms of usage, and speaking is viewed by learners as the most desirable skill in face-to-face communication in the globalization era. However, what is the answer to the following questions?
  • What do you have to do before you can speak?
  • What does a child learn before he talks?
  • What do we do before chatting?
Listen, of course!
Naturally, children begin listening to their parents when they are babies. They are often greeted, spoken to and admired without any response expected. Though nobody knows if the baby understands the spoken words, the process continues. Children automatically acquire such language over some time, and later on gradually produce it through actual experience. The production may be incomplete at first, but successful at last. That leads to speaking skill which is quite applicable to daily conversation.
In learning English, listening can help improve speaking considerably. Although it is the first of all skills, it is neither the easiest nor the most meaningless. We need to hear various types of English repeatedly and continuously if we want to communicate properly, meaningfully and naturally.

Why is listening good?

  1. When listening, we are reviewing a lot of English usage such as vocabulary, grammatical structures, intonation, accent and our own interpretation.
  2. We can learn new words and expressions by hearing them frequently.
  3. Besides the English revision, general knowledge from news, features, or even advertising spots is certainly beneficial for regular listeners.
  4. We can imitate what we hear and apply it with great confidence.
  5. Listening can be a good "hobby" while we do other things such as cooking, ironing, exercising, relaxing etc. In other words, we have no wasted time at all.
  6. Listening is also a great way to train our attention.

How can we listen to English?

Nowadays, radio cassette recorders are household appliances, but we often overlook their radio function. We can experience English language radio programmes almost anywhere in the world. They are usually picked up on FM bands and aired particularly for foreigners. Short wave radio programmes are another option. Two of the most easily found English language broadcasters are the BBC and Voice of America. Today, you can even access them by internet. You'll find some useful links for listening to the radio by internet, including "News in Easy English", here.
© 2002 Weena Kanadpon
Weena Kanadpon is a Thai teacher of English. She teaches at Thap Put Witthaya School in Phagnga, southern Thailand. She discovered for herself the value of listening to the radio, and how to find English language radio programmes in Thailand.

Retirado de English.com .

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

1º SEEJA

A PUC realizará em outubro no Rio o 1º Seminário de Educação de Jovens e Adultos. Estou pensando em participar, seria bastante valioso já que estou trabalhando com esta modalidade de educação.

Visite o site para maiores informações.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ganhe livros ou um I-pad

Tenho uma conta no skoobs. Eu sei, é coisa de nerd, mas eu leio muito e sempre acabo me perdendo. E mesmo com esse site para me ajudar tem muita coisa que li desde que abri a conta e não está lá. Sou péssima para lembrar de títulos e autores então acaba sendo uma ótima ferramenta. Recomendo. Principalmente porque agora há esta promoção e quem não gosta de ler vai gostar de I-pad, não é? Recomendo!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

E os professores?

No site da Secretaria Estadual de Educação direcionado aos alunos, o Conexão Aluno encontrei uma matéria interessante:
AS NOVAS TRIBOS

As roupas são uma mistura do punk e do rock com elementos que remetem aos desenhos animados nipônicos. Cabelos e unhas coloridos na medida do possível. As preferências culturais podem vir de um grupo mais abrangente, dos “nerds”. As gírias? Quase sempre expressões em japonês. Funkeiros, emos, “coloridos” perderam a vez, pois a tribo que vem crescendo cada vez mais nas escolas é a dos “otakus”, nome dado aos fãs de animes e mangás.

Em um mundo super globalizado, as tendências do outro lado do planeta parecem se firmar com sucesso em terras tropicais, apesar das discrepâncias entre os países. E como uma tribo urbana bem flexível, as influências são variadas, mostrando que, hoje, ter estilo e ser “diferente” é respeitar as diferenças e saber combiná-las. É transformar diversidade em homogeneidade.

Quer saber mais sobre as novas tribos das escolas?
A tribo da terra do sol nascente

Para mim é engraçado uma matéria sobre alunos otakus... seguem fotos minhas em eventos de anime, Anime Family e Araruanime respectivamente. Na segunda até estou de Gothic Lolita! (Um gênero de moda japonesa)


PS: Hoje levarei um anime para meus alunos assistirem!

Novos links

Atualizando o blog acrescentei novos lugares para visitar:

http://fredericovillar.blogspot.com/
Blog da escola onde leciono Inglês. Poucas atualizações.

http://aspinorocha.blogspot.com/
Blog da escola onde leciono Português. Criado ontem por iniciativa dos meus alunos do 9º ano. Em construção.

http://historiajogosar.blogspot.com/
Blog da professora de história do Aspino. Tem um conteúdo incrível!

PS: Ok, eu admito, a parte de links deste blog funciona como um "meus favoritos" em qualquer pc que eu use. Mas tem coisas legais para todo mundo!

Cat-in-a-box


Quem me conhece sabe do meu imenso amor pelos gatos. Agora eles são 10...

Segue o link de uma galeria muito fofa de gatos em caixas. Fico loucas com essas galerias, morro com os vídeos de gracinhas de gatos:

http://www.sankakucomplex.com/2010/08/18/cat-in-a-box-gallery/

E agora, fotos exclusivas de Miucha-in-a-pot!


É no potinho de ração! Mas agora ela não cabe mais nele... vou ali arranjar umas caixas!

Semente

 Essa música marca um recomeço na minha vida. A letra pode não falar de coisas bonitas, mas são coisas que me tocam. E foi uma das primeiras músicas que aprendi a cantar de verdade. Deve ser minha música preferida.