domingo, 17 de outubro de 2010

Exposição Islã no Centro Cultural Banco do Brasil

 Marido, eu, enfeite de cabeça de moedas e um tamanco.

Visitei 2 vezes esta exposição esta semana, enquanto estive no Rio e tive a sorte de em ambas as vezes ela ter sido mediada. No caso, uma visita mediada é diferente da visita guiada, pois ao invés de o guia apenas nos contar fatos eles conversam com a gente e nos propõe reflexões. Foi magnífico essa nova forma de interagir com a exposição. Os mediadores eram pessoas bem bacanas e inteligentes.

Fui logo no dia seguinte à estréia por coincidência, deu para ver a diferença na segunda vez, pois as coisas estavam arrumadas de forma diferente. Eram aproximadamente 350 peças de valor histórico que tentavam nos mostrar um pouco da realidade Islamica ao longo do tempo. O que significa que havia coisas de nosso século. Tudo era muito lindo e as informações históricas complementares bastante relevantes. Anotei muito e copiei alguns desenhos. Mal posso esperar para retornar, principalmente porque na semana que vem chegam novas peças, de arte comtemporênea, para elaborarmos um comparativo com as históricas, que já vi.



Tudo está muito bem montado, o clima é incrível! Se puder visitar vá, e mais de uma vez, pois é muita coisa para ver.

Agora vou ali fazer umas pesquisas pois essa exposição atiçou meu espírito!

A exposição Islã dura até 26 de dezembro.


Amostra de itens expostos. Retirado do blog da Sônia Jobim.


Informações: Portal CCBB

2 comentários:

SONIA JOBIM disse...

Olá amiga, que pena não termos ido juntas. Levei meus pais, tia e amiga hoje dia 18 e adoraram também. Importante esta iniciativa de mostrar a diversidade cultural. Esta é uma das marcas do governo Lula.
Sucesso sempre. Bjos

Luiza disse...

Que casal bulito com coisas bulitas. A cultura islâmica é muito rica, pena muitas nações se esquecerem disso e se focarem só na guerra.

Legal esse negócio de visita mediada. Em SP nunca vi isso oo'

Sinto falta de ir em exposições ii'